segunda-feira, 20 de maio de 2013

PROJETO EM PE INSCREVE PARA CURSOS DE AUDIOVISUAL GRATUITOS E A DISTÂNCIA

'Cinema Online' tem como objetivo auxiliar na formação cinematográfica.
Aulas são nas áreas de direção, produção e fotografia.

Estão abertas até o dia 10 de junho as inscrições para os cursos interativos gratuitos para pernambucanos na área cinematográfica. As inscrições devem ser feitas pela internet (AQUI). Os cursos fazem parte do projeto ‘Cinema Online’, idealizado e coordenado pelas produtoras Isabela Cribari e Germana Pereira. O projeto visa auxiliar os profissionais e estudantes a aprimorar e conhecer técnicas para a produção audiovisual.

O cursos são nas áreas de fotografia, direção e produção, todos supervisionados e ministrados por profissionais e estudiosos da área. “Existe uma carência muito grande. É um desafio imenso, porque são cursos mais práticos que a gente traz para o ambiente virtual. Pesquisei em vários sites do mundo todo. A gente busca utilizar uma metodologia que consiga mostra o lado prático, com vídeo-aulas e outros recursos”, conta Germana.

O formato interativo à distância, com possibilidade de interação com os professores através de chat, possibilita que pernambucanos que moram no interior tenham acesso a cursos que dificilmente teriam. “Foi uma forma de permitir que as pessoas que moram no interior, em cidades que não têm esse tipo de curso, possam fazê-los também. Pegamos vários materiais didáticos, que é um dos pontos fortes nossos”, acredita.

As produtoras estão também organizando um manual de conduta, para auxiliar os estudantes dos cursos online. “Esse guia é como um tutorial, para ajudar essas pessoas a se ambientarem, nem todo mundo tem familiaridade com as tecnologias. Além disso, os cursos à distância exigem uma conduta diferente dos cursos presenciais, outra dedicação”, pondera Germana.

Incentivado pelo Funcultura, o projeto tem 80% das vagas reservadas para pernambucanos e pessoas que residem em Pernambuco há mais de um ano. As outras vagas podem ser preenchidas por pessoas de todo o Brasil. Os cursos possuem 70 vagas e duram, em média, cinco semanas.

Entre os cursos está o de ‘Estudos de Direção e Linguagem Cinematográfica’, que une a experiência acadêmica do professor e pesquisador da UFPE Paulo Cunha com a profissional do diretor Paulo Caldas. “A ideia era sempre pensar em cursos mais práticos, mas nesse caso de estudos de direção é importante ter a teoria também. Juntar um pesquisador, como Paulo Cunha, com um diretor, como Paulo Caldas, vai ser uma experiência bacana”, acredita Germana.

--> Confira os cursos disponíveis:

Direção
"Estudos de Direção e Linguagem Cinematográfica", por Paulo Cunha e Paulo Caldas.
Pretende abordar questões ligadas ao processo criativo da realização cinematográfica, a partir de uma metodologia mista, envolvendo master classes com o diretor Paulo Caldas, voltadas para o comentário interpretativo de diversos momentos de sua carreira como autor. Aulas teóricas com o professor Paulo Cunha, incorporando aspectos conceituais ao debate sobre a criação de filmes.

Fotografia
"Introdução à Cinematografia Eletrônica Digital", ministrado por Nicolas Hallet.
Tem por objetivo apresentar, ampliar e aprofundar conhecimentos técnicos e artísticos relacionados à captação de imagens em movimento, de vários suportes, como câmeras fotográficas, celulares e câmeras de vídeos convencionais.

Produção Cinematográfica
"Cinema: Da ideia à prestação de contas" por Isabela Cribari.
Visa instrumentalizar o produtor audiovisual das necessidades, cuidados e procedimentos em todas as fases de um filme, sejam questões voltadas à direção de produção, ao platô ou à produção executiva, com ênfase na administração do filme.

"Produção Executiva para Cinema", por João Vieira Jr. e Nara Aragão.
Ensina o passo a passo da atuação do produtor executivo, desde a concepção da ideia e elaboração do projeto até a exibição da obra, com foco no planejamento, na estruturação e na distribuição de obras audiovisuais.

"Direitos autorais para o audiovisual, em detalhes", por Helder Galvão.
Visa capacitar produtores audiovisuais que lidam com propriedade intelectual, em especial direitos autorais.

"Legislação audiovisual no Brasil", por Fábio Cesnik, Roberto Jucá, Rodrigo Salinas e Maurício Fittipaldi.
Oferece um panorama abrangente das normas aplicáveis à utilização de leis e incentivos, capacitando os alunos para o desenvolvimento e gestão de projetos de produção, distribuição ou exibição de obras audiovisuais.

Fonte: G1