segunda-feira, 18 de março de 2013

SENAI ASSINA TERMO DE COMPROMISSO DO PROJETO FLORESCER


Executivos do SENAI participaram, na manhã desta segunda-feira (18), da assinatura do Termo de Compromisso que marcou a implantação do Projeto Florescer, que vai qualificar mão de obra para a Reserva Camará Complexo Multiuso. A Entidade iniciará o projeto, pois formará as primeiras 420 pessoas que irão atuar na construção do primeiro empreendimento da Reserva, o Shopping Camará. No total, a Instituição qualificará 2.500 pessoas para trabalharem também nas obras de duas torres empresariais, 22 prédios residenciais, hotel, home service, centro de convenções e universidade que formarão o Complexo.

Já a partir do próximo dia 08 de abril, o SENAI começa a utilizar o antigo galpão da Braspérola, na Vila da Fábrica – Camaragibe, que foi reformado e transformado no Centro de Formação do Projeto. Inaugurado também na manhã de hoje, o Centro tem cinco salas de aulas e espaço para oficinas práticas. O SENAI Água Fria será a Unidade responsável pela execução dos cursos de ajudante de pedreiro (com 80 vagas), servente de obras (40 vagas), armador de ferragens (40 vagas), carpinteiro (20 vagas), pedreiro de alvenaria (100 vagas), eletricista predial (20 vagas), encanador predial (20 vagas) e montador (100 vagas).

Presente no evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Jorge Côrte Real, informou que o SESI e o SENAI estão à disposição para as capacitações que estarão sendo oferecidas gratuitamente no Projeto, e que essas formações darão a garantia de emprego para a população local nesse e em outros empreendimentos. Representando o governador, o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, lembrou as 60 mil vagas de qualificação profissional em todo o Estado, mas cobrou mais investimentos e atenção à educação formal e básica.

Para o diretor regional do SENAI Pernambuco, Sérgio Gaudêncio, a participação da Entidade nesse empreendimento mostra a importância da Empresa no desenvolvimento do Estado de Pernambuco. “Hoje estamos formando grande parte da mão de obra para os novos empreendimentos que estão chegando a Pernambuco. Camaragibe e as cidades do entorno são bastante populosas, e queremos colaborar também para o crescimento dessa região”.

O Projeto Florescer é uma parceria entre a Reserva Camará, o SENAI, SENAC, Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Prefeitura de Camaragibe e Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). Para participar do programa de formação profissional, é preciso ter mais de 18 anos de idade e o Ensino Fundamental completo. As inscrições acontecerão de 19 a 22 de março, das 7h às 17h, na antiga Fábrica da Braspérola, localizada na Rua Manuel Honorato da Costa, s/n, Vila da Fábrica – Camaragibe. Outras informações pelo telefone: 81-2137.4747.

Fonte: www.pe.senai.br