segunda-feira, 18 de março de 2013

SENAI REALIZA AULA INAUGURAL DO PROJETO JOVEM APRENDIZ DOS CORREIOS

Incluir, ensinar e preparar jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. A partir desses princípios básicos, o Projeto Jovem Aprendiz dos Correios, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), deu início na tarde de hoje (18) a aula inaugural do curso de Auxiliar Administrativo. Estiveram presentes o diretor regional dos Correios, Pedro Luiz Mota, o diretor adjunto, Fábio Peixoto, a gerente de Recursos Humanos, Cynthia Queiroz, o diretor da Escola Técnica SENAI Areias, Josenildo Fernando da Silva, a coordenadora do Projeto de Aprendizagem do SENAI, Andréa Ramos, o docente de Areias Marcos Anderson e os 61 novos alunos que realizarão o curso na Escola Técnica SENAI Areias.

Para recepcionar os novos alunos os Correios promoveram um evento, no auditório da Agência Central dos Correios, na Av. Guararapes, para instruir os primeiros passos dos alunos dentro do projeto. De acordo com o diretor regional dos Correios, dar essa oportunidade aos jovens é também um grande aprendizado. “Este é o primeiro contato de muitos com uma empresa do nosso porte. E o SENAI entra com o grande orientador e facilitador, promovendo a troca sadia de conhecimentos entre essa geração mais ousada e atrevida e as pessoas que já estão estabilizadas no trabalho. Esse contato é muito saudável e agregador”, comenta Mota.

Para Aline Telis, de 19 anos, poder investir em uma carreira enquanto cursa o Ensino Médio é uma grande oportunidade para o futuro. “Esse projeto vai me permitir ganhar experiência, além de permitir eu conquistar o meu espaço. Entrar no projeto me fez enxergar um futuro maior e melhor para mim”, relata a nova aprendiz.

Projeto Jovem Aprendiz

O Projeto Jovem Aprendiz dos Correios é voltado para pessoas entre 14 e 20 anos, matriculados e frequentando a escola (caso não tenham concluído o ensino médio). Para entrar no programa é necessário ter obtido média mínima de cinco pontos nas disciplinas do último ano cursado. Os convocados passaram pelas etapas de análise curricular (classificatória); comprovação dos requisitos exigidos; e exames pré-admissionais.

Os jovens serão contratados por um período de 12 meses, com jornada de 20 horas semanais. O curso de aprendizagem terá parte teórica nas escolas do SENAI (400h) e as atividades práticas nas unidades da ECT (400h). Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificado de Auxiliar Administrativo expedido pelo SENAI.

Ao participar do Jovem Aprendiz, o estudante tem acesso às atividades sócio-educativas e de bem-estar da empresa e remuneração de R$ 292,43, além dos benefícios regulares, como vale-transporte, vale refeição/alimentação e assistência médica e odontológica nos ambulatórios dos Correios.